quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

P R E S É P I O

MONTANDO PRESÉPIOS:
O Presépio na Igreja Senhor Bom Jesus de Ipaussu, está montado. É costume não colocarmos a imagem do menino Jesus na manjedoura. Faremos isso somente no dia 24/12, por ocasião da Missa do Galo, que, aliás, celebraremos às 21h00. Porque?
Bem, diria que é mais uma chance que temos de até lá irmos criando "clima", "o ambiente" para o menino Deus nascer de fato, na comunidade. isso depende de nós! depende de nossa união, trabalho, desenvoltura e dedicação. Bem, nascer entre nós ele quer!
PRESÉPIOS NAS CASAS:
Com a mesma determinação, também em casa devemos montar presépios com o mesmo aconchego ao Senhor que que vir. Não precisa fazer a montagem, do presépio com pecinhas (se não quiser, se não puder), mas que a casa tenha, de fato, aspecto de lar, onde as pessoas conversem e se gostem, onde as pessoas se respeitem e busquem o entendimento. Pronto aí está a aconchegante manjedoura, aí Ele virá! e se instalará e não mais sairá, isso será sua bênção!
PRESÉPIOS NOS CORAÇÕES:
Cada coração deverá ser uma manjedoura. Acolhedora, carinhosa, alegre e disposta. Ora, o menino que vem nascer é Deus, mas um bebezinho, e Ele quer ser tratado como um! com todo dengo, todo amor e cuidado... Para isso, vamos revestir já, com "palhas" de caridade e ajeitá-lo com "capim seco" de compaixão e misericórdia. Não percamos tanto tempo com essas "festinhas" de confraternização, e nem gastemos tanto, com tudo que nos enganam! Mas vamos investir, revestindo a manjedoura (coração) com gestos de partilha, confiança, perdão... (essas "festinhas", muitas vezes, é só pra encobrir coisas mal resolvidas durante o ano, como: baixos salários, alguma desavença que as pessoas não tem coragem de olhar nos olhos e resolver, fazem a festinha sem o mínimo de espírito cristão, e isso é comprovado, vale lembrar as bebidas alcóolicas que rolam soltas,e por aí vai)
Deixemos ele nascer em nós, para contagiarmos a família, que a família amplie-se em âmbito comunitário. Que todos saibamos viver e ser igreja!
Venha Senhor Jesus!
Tentamos recriar aqui, de forma bem simples, o ambiente onde Jesus nasceu. Retratamos a estrebaria, o curral (presépio), a manjedoura local em que os animais comiam. O rio Jordão, os dois desertos ( o deserto de Negueb à esquerda do Rio Jordão; e o deserto do Arábia do lado direito do Rio. O Mar da Galiléia acima, o Mar Morto bem abaixo, enfim, os personagens ali dispostos, E aí, onde posso te colocar?

a água é corrente, venha nos visitar. venha ver pessoalmente.
(O RIO JORDÃO VEM LÁ DO ALTO DA GALILÉIA, ATRAVESSA TODO SEU TERRITÓRIO, BANHA AINDA TODA A EXTENSÃO DA SAMARIA. PASSA POR TODA JUDÉIA, VINDO A CAIR NO MAR MORTO. TENTAMOS RETRATAR ESSE AMBIENTE PRA VOCÊ

A palavra presépio significa o lugar onde se recolhe o gado (curral).

Manjedoura, é justamente onde o gado come.

O nascimento deJesus começou a ser celebrado desde o século III. Mas os primeiros presépios surgiram no século XIII, na Itália com S. Francisco de Assis.



Um comentário:

Unknown disse...

O PRESEPIO FICOU LINDO,MARAVILHOSO.ME EMOCIONEI!!!!!
OBRIGADA PADRE HUMBERTO!!
ALESSANDRA

Postar um comentário